Vodafone alvo de ciberataque. Recuperados serviços de voz e dados móveis 3G após falha

Falha do serviço começou a ser sentida a partir das 21h, de acordo com as queixas apresentadas por clientes no site Downdetector. Operadora não tem indícios de que os dados dos clientes tenham sido “acedidos e/ou comprometidos”. Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da PJ já está a investigar ataque.

Foto
REUTERS/STEFAN WERMUTH

A Vodafone registou, na noite de segunda-feira, uma “disrupção na sua rede” que se sabe, esta terça-feira, ter sido causada por “um ciberataque deliberado e malicioso com o objectivo de causar danos e perturbações”, revela a empresa em comunicado.

A falha, que de acordo com queixas apresentadas de clientes feitas no site Downdetector, começou a ser sentida a partir das 21h, com mais de 7700 queixas apresentadas na primeira hora, afectou os “serviços baseados em redes de dados”, como a rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento de voz e digital.

“Já recuperámos os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país”, informa a operadora. “Infelizmente, a dimensão e a gravidade do acto criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação” que irá decorrer progressivamente ao longo de terça-feira.

Por enquanto, a empresa não tem indícios de que os dados dos clientes tenham sido “acedidos e/ou comprometidos”. “Temos na Vodafone Portugal e no Grupo uma equipa experiente de profissionais de cibersegurança que, em conjunto com as autoridades competentes, está a realizar uma investigação aprofundada para perceber e ultrapassar a situação”, acrescenta ainda a empresa.

De acordo com o Expresso, é a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária que está a investigar este ataque.

Para além do site Downdetecter, várias pessoas deram conta dos problemas de rede nas redes sociais ao longo da noite de segunda-feira.

A Vodafone funciona em mais 20 países, mas o site Downdetector apenas dá conta de um fluxo de queixas fora do normal em Portugal.

Texto actualizado às 8h03 com informação do comunicado enviado às redacções pela Vodafone.

Sugerir correcção
Ler 24 comentários