A nossa direita vai eternizar o PS no poder

A continuar assim, a nossa direita não vai regressar ao poder tão cedo e fará do PS o PRI mexicano. Podiam ter aprendido qualquer coisa com os 16 anos de Angela Merkel e a maneira como ela lidou com a sua extrema-direita.

Foto
LUSA/MÁRIO CRUZ
Reserve as quintas-feiras para ler a newsletter de Ana Sá Lopes em que a política vai a despacho.

Paulo Rangel tinha sido mais eficaz do que Rui Rio a estabelecer o cordão sanitário com o Chega – mas foi Rui Rio, e não Rangel, que venceu as directas no PSD. Teria Paulo Rangel conseguido evitar a maioria absoluta do PS? Podemos fazer a pergunta, nunca saberemos a resposta. Mas os ziguezagues de Rui Rio relativamente ao Chega – nomeadamente quando se deixou capturar pela agenda de André Ventura no frente-a-frente com o líder do Chega e ainda levou o tema da versão “mitigada” da prisão perpétua inopinadamente para o debate com Catarina Martins – foram uma preciosa ajuda para a obtenção da maioria absoluta do PS. E António Costa percebeu bem que estava ali a fragilidade do líder do PSD e explorou-a até à sua exaustão, do “comigo o senhor não passa”, frase que usou no debate com Ventura, até às múltiplas vezes que glosou a absurda expressão de Rio sobre a “mitigação” da prisão perpétua.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 61 comentários