IPO do Porto já usou imunoterapia inovadora para tratar 33 doentes com linfoma

Equipa do IPO convidada a participar num ensaio clínico internacional com uma imunoterapia de células CAR-T para tratar mielomas, mas está há sete meses à espera da aprovação das autoridades de saúde.

Foto
CélULAS DE LINFOMA, um CANCRO DO SANGUE DR

Desde Maio de 2019, o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto já tratou 33 doentes com linfomas recorrendo a uma inovadora imunoterapia com células geneticamente modificadas (chamadas células CAR-T) para tratamento de cancro. Destes 33 doentes, oito morreram, e 15 mantém-se até ao momento sem sinais do cancro. Agora, o instituto aguarda há sete meses as autorizações necessárias em Portugal para participar num ensaio clínico internacional que vai testar esta terapêutica em doentes com mieloma, de forma gratuita. Se a “luz verde” demorar muito, o IPO pode perder a oportunidade. Pior ainda, os doentes podem perder esta oportunidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários