Iniciativa Liberal indica Cotrim de Figueiredo para vice-presidente da AR

Liberais vão indicar Patrícia Gilvaz, eleita pelo Porto, para secretária da Mesa, e Carla Castro para o conselho de administração do Parlamento.

Foto
João Cotrim de Figueiredo foi deputado único desde 2019, ano em que também assumiu a presidência do partido LUSA/MÁRIO CRUZ

João Cotrim de Figueiredo é o nome escolhido pela Iniciativa Liberal para a bancada parlamentar indicar para um dos quatro lugares de vice-presidente da Assembleia da República. A decisão foi tomada nesta quinta-feira à tarde na primeira reunião dos oito deputados eleitos pela IL no passado domingo, de acordo com informação do partido ao PÚBLICO. Que também decidiram candidatar Patrícia Gilvaz, eleita pelo Porto, ao lugar de secretária da Mesa da Assembleia.

Depois de eleger apenas Cotrim de Figueiredo em 2019 pelo círculo de Lisboa, a IL passou no domingo a ter um grupo parlamentar de oito deputados e chegando a quarta força política da Assembleia da República. Ainda sem a contabilização dos votos dos dois círculos da emigração, o partido obteve 4,98% da votação, com cerca de 268 mil votos, e elegeu deputados pelos distritos de Lisboa, Porto, Braga e Setúbal, superando as metas traçadas pelo presidente João Cotrim de Figueiredo de ter 4,5% e cinco deputados.

O regimento da Assembleia da República estipula que cada um dos quatro maiores grupos parlamentares propõe um vice-presidente, mas esses nomes terão que ser depois sujeitos a sufrágio pelos 230 deputados e obter uma maioria de votos favoráveis (116) para conseguirem ser eleitos.

A votos têm também que ir os nomes para a restante composição da Mesa – secretários e vice-secretários. Mas para estas funções só podem indicar candidatos os partidos que tenham pelo menos um décimo dos deputados do plenário.

A Iniciativa Liberal vai indicar a jovem deputada Patrícia Gilvaz para o lugar de secretária que PS e PSD terão facultado. É que tanto os socialistas como os sociais-democratas têm como prática parlamentar dispensar lugares ao terceiro e ao quarto partidos mais votados – mas, aparentemente, desta vez o partido do último lugar do pódio (Chega) ficou de parte.

Por outro lado, para o conselho de administração, que é um lugar de nomeação simples pelos partidos e onde todos os grupos parlamentares estão representados, a IL escolheu Carla Castro, a deputada eleita por Lisboa e até aqui assessora do gabinete de Cotrim de Figueiredo.

Sugerir correcção
Ler 10 comentários