Partidos vão receber 16 milhões de euros anuais pelos votos de domingo

Nesta legislatura, o bolo de subvenções públicas para financiamento partidário poderá chegar aos 77 milhões de euros. A que se somam os sete milhões para as despesas de campanha. Sem deputados, CDS recebe 255 mil euros por causa dos votos contabilizados.

Foto
Lei estipula que só tenham subvenção por causa dos votos os partidos que elegerem deputados e aqueles que, não elegendo, tenham mais de 50 mil votos DIEGO NERY

É uma conjugação de dois factores: a maior afluência às urnas e a duração mais longa da legislatura. O bolo da subvenção estatal para financiamento dos partidos decorrente das eleições legislativas de domingo será desta vez maior do que o habitual e irá roçar os 77 milhões de euros, de acordo com as contas feitas pelo PÚBLICO. A esse valor é ainda preciso juntar os sete milhões de euros previstos para a subvenção estatal às despesas de campanha eleitoral. O que perfaz uma factura total das legislativas de 84 milhões de euros.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários