Crónica da conquista do Velho Mundo

Como teria sido o mundo se os incas tivessem conquistado a Europa?, pergunta Laurent Binet neste seu inteligente e excessivo exercício literário de “História alternativa”.

Foto
Para além de fugir ao formalismo dos velhos modelos literários, há em Binet uma forte marca de provocação

O geógrafo norte-americano Jared Diamond, teorizou no seu livro Armas, Germes e Aço (Temas e Debates, 2015) sobre o colapso das civilizações antigas, e sobre quais foram os factores que levaram a que algumas sociedades perdurassem e outras não; refere ele que aos povos ameríndios faltaram três condições para terem resistido aos conquistadores: a domesticação dos cavalos, o conhecimento da arte de forjar do ferro e a imunidade às novas doenças trazidas pelos que chegavam do outro lado do mar. O escritor francês Laurent Binet (n. 1972) partiu desta ideia para escrever Civilizações — um inteligente, excessivo e desafiante exercício literário de “História alternativa”, uma espécie de extravagante Crónica da Conquista do Velho Mundo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários