Câmara do Porto assegurou mais de 92 mil testes à covid-19

Em Janeiro estarão disponíveis mais 100 mil testes gratuitos, podendo ser realizados em qualquer centro de testagem do Porto e por qualquer pessoa, mesmo que não resida no município.

Foto
Os centros de testagem à covid-19 do Porto situam-se na zona da Ribeira, na Baixa e no Parque da Cidade Nelson Garrido

Os 18 centros de testagem à covid-19 assegurados pela Câmara Municipal do Porto realizaram, entre 7 e 31 de Dezembro, 92.803 testes antigénio, disponíveis gratuitamente para toda a população, revelou esta terça-feira a autarquia, numa nota publicada no seu site.

O número de testes de despiste à covid-19 feitos até então justifica o prolongamento da medida, estando disponíveis durante este mês mais 100 mil testes gratuitos a toda a população naqueles locais.

A medida já tinha sido anunciada a 29 de Dezembro pela vereadora com o pelouro da Educação, Juventude e Desporto, Catarina Araújo, que explicou à agência Lusa que a decisão foi tomada “com base no número de testes realizados”.

Na base da decisão esteve também “o número de casos diários que estão a ser noticiados” e a “indicação de que, infelizmente, se vão manter em crescendo”.

A Câmara vai “replicar a medida exactamente nos mesmos termos, portanto, mais um milhão de euros e 100 mil testes”, sendo que não há limite de número de testes por pessoa.

Os testes “não incluem os seis grátis que o Governo disponibiliza por mês” e destinam-se a toda a população, seja ou não residente no Porto.

A iniciativa da autarquia arrancou no dia 7, com seis locais para despiste gratuito à covid-19, tendo no dia seguinte sido criados mais dois postos.

Actualmente, estão em funcionamento 18 centros de testagem assegurados pela Câmara do Porto, seis por cada um dos três laboratórios com que o município estabeleceu contratos (Germano de Sousa, Unilabs e POC Medical Care).

Estes centros foram implementados pelo município para “garantir a segurança da quadra natalícia e contribuir para a manutenção da actividade económica”.

Os pontos de testagem situam-se na zona da Ribeira, na Baixa e no Parque da Cidade, entre outros locais, estando a sua localização e os seus horários disponíveis na página da Internet da autarquia.

Sugerir correcção
Comentar