Telescópio James Webb. Uma “magnífica obra de engenharia”

Astrofísica portuguesa é a responsável pela calibração de um dos instrumentos do telescópio James Webb. “Vai permitir-nos ver partes do Universo que a humanidade nunca viu”, antevê Catarina Alves de Oliveira.

Foto
Ilustração artística do telescópio James Webb DR

Há uma década que Catarina Alves de Oliveira dedica intensamente a sua vida ao James Webb, o maior telescópio alguma vez lançado no espaço. O grande momento chegará no dia de Natal, se tudo correr bem, depois de vários adiamentos nos últimos dias, e por isso a astrofísica portuguesa que é responsável pela calibração de um dos dois instrumentos europeus do James Webb realça ao PÚBLICO o que significará para a astronomia mundial este ambicioso projecto da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA) e como ela, quando viu o grande espelho do telescópio a ser montado e dobrado, ficou quase hipnotizada. “Sentava-me a olhar, fascinada, para os espelhos dourados a serem meticulosamente montados na estrutura do Webb”, conta.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários