Os protagonistas dos sete principais duelos das legislativas

Em sete círculos eleitorais, os que elegem a maioria dos deputados, os dois partidos mais votados renovaram um dos cabeças de lista face a 2019 e só num distrito há repetição.

Foto
Mesa de voto nas legislativas de 2019 Nuno Ferreira Santos

Em Lisboa, o maior círculo eleitoral do país, o primeiro-ministro António Costa vai defrontar o social-democrata Ricardo Baptista Leite nas próximas legislativas. Há dois anos, nos sete círculos eleitorais em análise – que elegem uma maioria de 160 deputados –, o PS levou vantagem em quase todos face ao PSD. Nas listas das legislativas de 30 de Janeiro, só em dois dos casos, Braga e Leiria, os socialistas mudaram os protagonistas. Já o PSD, nestes sete círculos, renovou em quatro – Lisboa, Porto, Aveiro e Leiria. Em Coimbra, o duelo entre as duas cabeças de lista, Marta Temido e Mónica Quintela, é o único que se repete em relação a 2019. Já em Leiria, houve mudança nos nomes indicados para cabeças de lista pelos dois partidos. Só no distrito de Setúbal o duelo é entre PS e CDU, as duas forças políticas mais votadas nas últimas legislativas. Nos sete círculos eleitorais, entre os dois partidos que obtiveram maior votação nas eleições de 2019, eis os principais duelos:

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários