Municípios representam apenas 13,5% da despesa pública

Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses regista “elevado grau de centralização” na semana em que o debate sobre regionalização regressou à agenda.

Foto
Controlo exercido pelas Finanças faz de Portugal um país com "elevado grau de centralização financeira" Nuno Ferreira Santos

Numa altura em que o debate sobre a regionalização volta à praça pública, Portugal continua a ser dos países da OCDE que mais centraliza a despesa. De acordo com os números publicados esta semana, no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, relativo a 2020, as despesas das câmaras correspondem apenas a 13,5% do total das despesas públicas. Esta percentagem fica muito abaixo da média europeia, que se fixa em 24,7%. Nesta comparação com outros países, o documento regista “o elevado grau de centralização financeira do Sector Público Administrativo”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar