Um só Conselho Superior, defensores públicos e rankings de comarcas: as propostas da Sedes para a justiça

Relatório com mais de 60 medidas para a Justiça afirma que os problemas do sector não se devem fundamentalmente à falta de meios, mas a “um sério problema de gestão” aliado a uma cultura judiciária “anquilosada”. Sugere-se a criação das carreiras de defensor público e de advogado do Estado.

Foto
O grupo que elaborou o relatório para reformar a Justiça reuniu quinzenalmente durante um ano Rui Gaudencio/Publico

A fusão de vários conselhos superiores existentes na área da Justiça, nomeadamente o da magistratura, o do ministério público, o dos advogados, o dos oficiais de justiça e o dos tribunais administrativos e fiscais, é uma das mais de 60 propostas para o sector feita pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (Sedes), uma organização cívica com 51 anos que terminou o seu congresso no passado fim-de-semana. Os principais objectivos das propostas são melhorar a eficiência, a qualidade e a transparência da Justiça.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários