Medway investe 93 milhões na aquisição de 16 locomotivas eléctricas e 113 vagões

Novas locomotivas deverão ser entregues entre o final de 2023 e o primeiro semestre de 2024, segundo foi anunciado esta sexta-feira.

Foto
Empresa assegura que o novo material é “mais eficiente e menos poluente” PAULO PIMENTA

A Medway assinou hoje com a Stadler e a Tatravagonka o contrato para a aquisição de 16 locomotivas eléctricas e 113 novos vagões, num investimento de 93 milhões de euros.

O anúncio foi feito pelo director-geral da antiga CP Carga, Bruno Silva – uma vez que o presidente, Carlos Vasconcelos, não pôde estar presente por se encontrar em isolamento –, que explicou que o material vai “reforçar a frota ibérica” e será “capaz de percorrer a rede ferroviária portuguesa e espanhola”.

A cerimónia de assinatura do contrato teve lugar esta manhã, em Lisboa, e contou com a presença do ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e do secretário de Estado das Infra-estruturas, Jorge Delgado.

As novas locomotivas deverão ser entregues entre o final de 2023 e o primeiro semestre de 2024 e “serão eléctricas bi-tensão, de última geração a nível de eficiência e com a maior capacidade de tracção existente no mercado.

As locomotivas serão também interoperáveis, ou seja, estão preparadas para circular em bitola (distância entre carris) europeia (também designada por bitola standard ou bitola UIC), no futuro.

Segundo a empresa de transporte ferroviário de mercadorias, o novo material é “mais eficiente e menos poluente”, traduzindo o “compromisso da Medway no esforço de melhorar a sua actividade e eficiência”.

Para a construção dos novos vagões, a Tatravagonka vai introduzir novas instalações de produção na parte ocidental da Eslováquia.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários