Dos 30 dólares para os 50 milhões? Desenho desconhecido de Dürer procura comprador

O desenho do começo do século XVI poderá ser um estudo para uma aguarela que hoje pertence ao Museu Albertina de Viena. O seu dono acreditava ser uma cópia do século XX. Obra está a partir deste sábado exposta em Londres e procura comprador.

Foto
Esta Virgem com o Menino de Albrecht Dürer terá sido executada por volta de 1503 e era até aqui desconhecida

Foi comprado há cinco anos por 30 dólares (27 euros) na venda do recheio de uma casa nos Estados Unidos. Os seus donos acreditavam, então, tratar-se de uma cópia de um desenho antigo feita no século XX. Afinal, o que tinham em mãos, de acordo com Clifford Schorer, um dos principais sócios da Agnews Gallery, casa londrina que desde meados do século XIX negoceia em arte antiga, é um desenho do pintor e gravador alemão Albrecht Dürer (1471-1528), um dos artistas mais importantes do Renascimento.  

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários