Universidade de Évora com nova cátedra sobre computação de elevada performance

A cátedra vai permitir, entre outras iniciativas, a prestação de serviços especializados e a formação profissional em computação de elevada performance e inteligência artificial.

Foto
O investigador Miguel Avillez junto do supercomputador Oblivion, em Évora NUNO VEIGA/LUSA

A Universidade de Évora inaugura, na segunda-feira, a Cátedra Computação de Elevada Performance, uma nova infra-estrutura de investigação dedicada a essa área, financiada pela empresa Hewlett Packard Enterprise, revelou esta sexta-feira a academia alentejana. A inauguração da nova cátedra está marcada para as 15h30, no Colégio do Espírito Santo, o principal edifício da instituição.

Na cerimónia, deverão marcar presença o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, bem como Paulo Quaresma, vogal do conselho directivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e representantes de várias empresas nacionais e internacionais, indicou a academia. Patrocinada e financiada pela Hewlett Packard Enterprise (HPE), esta é “uma parceria multidisciplinar universidade-indústria” centrada na “computação de elevada performance”, refere-se em comunicado.

A nova cátedra abrange também os domínios “da ciência de dados (cujo processamento e análise necessitam de recursos computacionais de elevada performance), da inteligência artificial (IA) e da prototipagem”, acrescentou. A nova infra-estrutura de investigação e desenvolvimento da Universidade de Évora, em parceria com as universidades do Algarve, da Nova de Lisboa e do Porto, “permitirá uma abordagem mais eficaz às estratégias nacional e europeia de inovação digital para o meio académico, empresas e outras organizações público-privadas”, disse a academia.

O objectivo é que promova “a transferência de conhecimento entre a academia e a indústria, potenciando o desenvolvimento e adopção de computação de elevada performance e inteligência artificial pelos diferentes intervenientes na região e aos níveis nacional e internacional”.

Liderada por Miguel Avillez, coordenador do Centro de Computação de Elevada Performance da Universidade de Évora e investigador na Universidade Técnica de Berlim, esta infra-estrutura de investigação e desenvolvimento conta com uma equipa de 24 investigadores das universidades de Évora, do Algarve, Nova de Lisboa e do Porto com especialização em diferentes áreas científicas. E envolve entidades públicas e empresas nacionais e internacionais, pois, além da HPE, integra a empresa Decsis - Sistemas de Informação, Assimagra - Recursos Minerais de Portugal (associação que representa a indústria dos recursos minerais em Portugal), a Associação Nacional da Indústria Extractiva e Transformadora ou a Associação Cluster Portugal Mineral Resources, entre outros parceiros. 

A cátedra vai permitir, entre outras iniciativas, a prestação de serviços especializados e a formação profissional em computação de elevada performance e inteligência artificial ou um programa de preparação e envolvimento das pequenas e médias empresas na utilização destas tecnologias e recursos computacionais. Paralelamente, potencia a utilização das infra-estruturas de computação avançada locais geridas pelo Centro de Computação de Elevada Performance da Universidade de Évora, como o supercomputador Oblivion.

Sugerir correcção
Comentar