Com o Open Studios, há muitos ateliers para conhecer e muita arte para ver em Faro

Galerias de arte, monumentos históricos, ateliers ou casa de artistas, associações e até hotéis acolhem exposições de pintura e fotografia, instalações artísticas, debates, concertos surpresa e workshops para todas as idades.

Foto
Espaço e artistas - Estúdio Onze Filipe Farinha

A terceira edição do Open Studios Faro volta a criar um circuito itinerante multidisciplinar de arte, design e novas tecnologias na capital algarvia entre sexta-feira e domingo, disse à Lusa uma das organizadoras do evento.

Galerias de arte, monumentos históricos, ateliers ou casa de artistas, associações e até hotéis acolhem exposições de pintura e fotografia, instalações artísticas, debates, concertos surpresa e workshops para todas as idades, durante três dias.

“A intenção é crescer a cada ano com mais conceitos e abrir espaços alternativos e diferentes aos públicos”, adiantou Toma Svazaite, uma das organizadoras do evento, cuja inauguração está marcada para sexta-feira às 18h30.

A abertura acontece no “recentemente reabilitado” Celeiro de São Francisco, com a exposição Ser, de Sara Navarro e Gato, fruto das Blindfold Sessions, onde dois artistas que não se conhecem são convidados a criar uma obra em conjunto.

Como na edições anteriores, o evento conta com um roteiro de estúdios com 16 locais onde 25 artistas abrem as portas dos seus ateliers ou das suas casas, convidando os participantes a conhecer e observar os espaços ou até participar nas suas práticas criativas.

A novidade deste ano é a maior diversificação de áreas com a abertura a uma vertente mais tecnológica, através da inclusão de estúdios de design, animação e arquitectura e também da ETIC Algarve, instituição de formação nas áreas de multimédia e novas tecnologias, que acolhe algumas actividades nas suas instalações.

Para além das visitas aos estúdios, decorre em paralelo uma programação que inclui actividades para todos os públicos que vão de experiências interactivas de pintura para famílias, pelo estúdio Yucca, à criação de papagaios de papel, com o artista Tó Quintas ou ainda retratos “à la minuta” em pintura e ilustração digital ao vivo.

Estão ainda previstos concertos-surpresa na Associação Recreativa e Cultural de Músicos e exposições na Sala de Conferências do Hotel 3HB Faro e na Galeria Gama Rama. A organização destaca também o debate sobre Arte e Sustentabilidade: Benefícios mútuos ou conflito de interesse?, com a participação de vários artistas, biólogos e activistas ambientais que encerra o evento, no domingo.

As visitas aos estúdios decorrem na sexta-feira, das 10h às 13h, para escolas do concelho, e no sábado e domingo para o público em geral, das 10h às 13h e das 14h às 18h. Há também a possibilidade de integrar uma visita guiada conduzida pela docente da Universidade do Algarve Mirian Tavares, no sábado, entre as 10h e as 13h, mediante reserva.

À excepção dos workshops e da formação, todas as actividades são de entrada livre e podem ser consultadas na página de Facebook do Open Studios Faro.

Sugerir correcção
Comentar