Experiência portuguesa simula comando de robô marciano… no deserto do Neguev

Tecnologia robótica portuguesa está em testes numa base isolada em Israel. Objectivo: simular as condições de vida em Marte, numa missão de um mês que é comandada no terreno pelo português João Lousada.

Foto
O robô Mercator visto da base no deserto Neguev, em Israel Missão AMADEE-20

Quatro investigadores portugueses desenvolveram dispositivos de comando à distância de um robô e que neste momento estão a ser testados numa missão simulada a Marte. Este “planeta vermelho” simulado fica, neste caso, no deserto do Neguev (em Israel), onde existe um habitáculo que imita uma base espacial marciana. “Para aqui chegar, foi um longo caminho”, resume Rute Luz, estudante de doutoramento no Instituto Superior Técnico (IST), que integra a equipa responsável por esta experiência de robótica do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) do IST, em colaboração com o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar