Coisas que podemos aprender acerca da vida com os bebés

Mesmo que o bebé não seja a melhor fonte bibliográfica, se pararmos um pouco para o observar, ficaremos surpreendidos com as lições de vida que essa pessoa pequenina nos pode dar.

Foto
Phil Goodwin/Unsplash

É só um bebé mas, na verdade, podemos aprender muito com ele acerca do que realmente é importante na vida! Mesmo que o bebé não seja a melhor fonte bibliográfica, se pararmos um pouco para o observar, ficaremos surpreendidos com as lições de vida que essa pessoa pequenina nos pode dar. Por exemplo:

Diga “não”

Esta ainda não é a palavra favorita do seu bebé? Então espere um pouco porque essa fase vai chegar. “Não” para tudo, seja uma banana que lhe pergunta se quer, seja ir tomar banho, enfim… e acredite que esse “não” vai sair de forma muuuito expressiva!

Claro que não estou a dizer para que o faça a toda a hora, por tudo e por nada, como o seu bebé, mas diga “não” às coisas que não quer ou não tem tempo para fazer. Isso vai diminuir o seu stress e libertar tempo e energia para coisas que realmente gosta de fazer.

Peça o que precisa!

Já reparou o quão claro o bebé consegue ser quando quer alguma coisa? Ele consegue repetir a mesma frase 345 vezes em dez minutos, até obter aquilo que deseja. Alguns escolhem o seu lado mais sedutor para lhe dar um abracinho ou um beijinho, mas se isso falhar, rapidamente partem para o choro!

Não tem de ser tão “insistente” como o bebé, mas quando precisa de alguma coisa: diga! Seja um aumento de salário ou um jantar especial com o seu marido, não importa, aprenda com o seu bebé: “Quem não chora, não mama.”

Siga em frente!

Já reparou que quando o seu bebé cai ou não consegue encaixar a peça do puzzle, não perde tempo a culpabilizar-se pelo que correu mal? Simplesmente chora porque aquilo doeu (física ou psicologicamente), mas também já percebeu que depois de chorar, a coisa passa e avança.

Pare de se martirizar, não fique tempo demais a “chorar sobre o leite derramado”. Em vez disso, recomponha-se, aprenda com o erro e avance!

Encontre motivo para sorrir, nas pequenas coisas…

Quando foi a última vez que o sol da manhã lhe colocou um sorriso na cara? Nós, adultos, tendemos a desvalorizar as pequenas coisas, mas os nosso bebés, não. Já reparou quanto tempo consegue o seu bebé ficar a observar uma borboleta ou a as cores de um arco-íris?

Procure os seus momentos de felicidade. Lembre-se daquela vez em que se sentiu verdadeiramente bem, um piquenique com a família, aquele filme divertido, esteja atento e valorize as pequenas coisas como quando ouve a sua música preferida no rádio ou um beijo do seu bebé.

Faça uma sesta reparadora!

Aqui os nossos bebés e os nossos amigos espanhóis sabem bem o que a ciência já provou: uma pequena sesta de 20 a 30 minutos, após o almoço, pode melhorar o humor, a capacidade de atenção e o nosso desempenho. Por isso, se conseguir, durma quando o bebé dorme!

Peça ajuda!

Já reparou que quando o seu bebé entra na fase de querer ser ele a fazer tudo, apesar disso, não tem problema em pedir (e por vezes exigir) ajuda? Ser mãe e pai pode ser das tarefas mais fantásticas, mas também das mais desgastantes que temos na vida, por isso, quando se sentir abalroado por tudo o que tem que fazer, peça ajuda!

Divirta-se e abrace a vida!

Sugerir correcção
Comentar