Esquecimentos pelo mundo fora...

Tanto o Tribunal de Justiça da União Europeia como o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos já reconheceram a existência de um direito ao esquecimento.

O direito ao esquecimento é, nas palavras do juiz (ministro) do Supremo Tribunal Federal brasileiro, a “pretensão apta a impedir a divulgação, seja em plataformas tradicionais ou virtuais, de fatos ou dados verídicos e licitamente obtidos, mas que, em razão da passagem do tempo, teriam se tornado descontextualizados ou destituídos de interesse público relevante”. Na Europa, como já aqui escrevemos, tanto o Tribunal de Justiça da União Europeia como o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos já reconheceram a existência desse direito, embora, neste último caso, um voto de vencido tenha alertado para o risco de se estar a abrir a porta a “uma limpeza indiscriminada dos arquivos jornalísticos”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários