Canadá liberta directora da Huawei, China liberta cidadãos canadianos

Acordo entre os advogados da filha do fundador da Huawei e as autoridades dos EUA e do Canadá abriu porta à libertação da empresária, detida no Canadá, e de dois canadianos detidos na China.

Foto
EPA/BOB FRID

A filha do fundador e directora financeira da Huawei, expressou na sexta-feira gratidão “à China e ao povo chinês” após o Canadá a ter libertado como parte de um acordo com as autoridades para suspender um julgamento por fraude nos Estados Unidos. Meng Wanzhou está agora, segundo a televisão estatal CGTN, num voo charter fretado pelo Governo chinês que poderá aterrar este sábado na cidade de Shenzhen, a sede da companhia.

Meng, detida em 2018, disse que, nos últimos três anos, a sua vida tinha sido “virada do avesso”, e que embora a sua detenção a tivesse afectado “como mãe, mulher e executiva”, tinha sido também “uma experiência inestimável”.

“Nunca esquecerei todos os bons votos que recebi de pessoas de todo o mundo. Mas quanto maior for a dificuldade, maior será o crescimento”, disse.

Em causa, nestes três anos, estiveram acusações de fraude e de violação das sanções dos EUA ao Irão, o que poderia valer uma condenação a 30 anos de cadeia nos Estados Unidos. Durante a anterior presidência norte-americana, Meng foi acusada de ter mentido para enganar bancos sobre as relações da Huawei com o Irão e de ter ocultado, através de uma empresa de Hong Kong, a Skycom, a venda de equipamento ao regime de Teerão, em violação das sanções norte-americanas.

O acordo agora alcançado designa-se por acusação diferida, no qual o acusado concorda com algumas condições em troca do que o Departamento de Justiça pode deixar cair o caso. No entanto, Meng ainda não estará totalmente livre de uma eventual acusação por “fraude bancária”, que pode surgir até ao final de 2022.

Com a aceitação dos termos do acordo, acabam três anos de batalha judicial e diplomática entre Pequim, Washington e Otava.

Por seu turno, o Governo do Canadá anunciou sexta-feira que os dois canadianos que tinham sido detidos na China em 2018 como retaliação pela detenção de Meng Wanzhou foram já libertados por Pequim. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, revelou que Michael Spavor e Michael Kovrig já estão a caminho do Canadá.

Sugerir correcção
Ler 18 comentários