Andaluzia: Ángel León, o chef do mar

A alcunha com que passou a ser conhecido na cena gastronómica mundial diz muito sobre este cozinheiro andaluz: dos peixes aos cereais marinhos, tudo aquilo o que vem dos oceanos tem lugar na cozinha do seu Aponiente, 3 estrelas Michelin em El Puerto de Santa María, a 20 km de Cádis. O mar até chega às sobremesas.

Foto

Ángel León é um chef que vê no mar um potencial que poucos outros cozinheiros conseguem enxergar — como se possuísse uns óculos daqueles de mergulho que lhe dessem uma visão ainda mais nítida dos bichos e plantas que habitam os oceanos. Muito além do atum que ficou famoso na sua região, a Andaluzia, ele está interessado em toda a diversidade submersa: as moreias, as águas-vivas, os peixes que sempre foram descartados pelos pescadores. “Sou do tipo que acredita que tudo o que temos na terra podemos encontrar também no mar, de tubérculos a frutos”, afirma. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar