PS distribui álcool gel no Porto para “desinfectar” a câmara e as juntas de Moreira

O socialista Tiago Barbosa Ribeiro continua a apontar o foco para a liderança da autarquia. Se não acontecer, os próximos quatro anos serão para ficar no Porto, mas sem acordos para assumir pelouros com Rui Moreira.

Foto
Tiago Barbosa Ribeiro, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal do Porto LUSA/ESTELA SILVA

Tiago Barbosa Ribeiro continua a driblar um confronto com a ideia de ter sido uma segunda ou terceira aposta do PS para a câmara do Porto. Mas mais convicto está, apesar de as sondagens não lhe serem favoráveis, de que se candidata para ser presidente da câmara do Porto. Outra certeza que tem é de que, se porventura Rui Moreira vencer o terceiro mandato, não fará qualquer acordo com o candidato independente para assumir pelouros do próximo executivo.

Nesta quinta-feira, os dois candidatos chegaram mesmo a cruzar-se numa acção de rua no Bairro da Previdência, em Ramalde, mas não chegaram a olhar-se nos olhos. É esta a distância política que o socialista quer manter no próximo mandato do grupo independente, “seja qual for o resultado”. “Garanto ao meu eleitorado que assim será”, assegura.

Desde que assumiu a candidatura à segunda maior câmara do país colocou a Habitação no plano das prioridades do seu programa, que será apresentado esta quinta-feira à noite. Não seria estranho para o PS ocupar esse pelouro num executivo de Moreira — Manuel Pizarro já o fez no primeiro mandato do independente. Mas Tiago Barbosa Ribeiro assegura manter-se longe dessa hipótese.

A habitação acessível para a classe média ganha protagonismo nos planos que tem para este departamento. Porém, adianta, a habitação social será também alvo de investimento, nomeadamente na melhoria das suas infra-estruturas. O PÚBLICO pergunta se avançar para a prática desta intenção está dependente do dinheiro que, eventualmente, virá do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Não está”, garante.

Independentemente do resultado das eleições, já sabe qual é o seu destino na câmara portuense: “Ficarei cá os próximos quatro anos.” O tempo que tem passado na rua diz já ter servido para medir o pulso dos portuenses. Desvaloriza a ideia de que não é muito conhecido entre os munícipes e para contar com eles para atingir os seus objectivos nas autárquicas recorreu à ajuda do álcool gel, que tem distribuído nas acções de rua. Pelo menos em Ramalde, onde esteve com o candidato à junta de freguesia, Eduardo Serrão, tem tentado. “Deixo-lhe um frasco de álcool gel para desinfectar a câmara, a junta e as mãos”, ironiza, em conversa com uma munícipe.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários