Como ajudar Cabo Delgado? Com um pacote “anti-experiência”

A Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) criou e já tem à venda quatro pacotes “anti-experiência” destinados a angariar fundos para ajudar a população de Cabo Delgado, em Moçambique.

Foto
Cabo Delgado, Moçambique Paulo Pimenta

À semelhança dos conhecidos packs de experiências, através dos quais se pode comprar uma estada num hotel, uma massagem ou uma actividade radical, a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) colocou à venda quatro caixas, a que chamou packs “anti-experiência” e que nomeou “dor”, “medo”, “fome” e “exílio”, defendendo que o que separa estas das originais “é a vontade de as viver”.

A ideia tem por detrás uma campanha para ajudar a população de Cabo Delgado, em Moçambique, sensibilizando os portugueses para uma situação que se arrasta há anos e “sem fim à vista”, e que já fez milhares de mortos e deslocados. As caixas custam entre 20 e 50 euros e dentro têm “histórias reais de pessoas que estão em Cabo Delgado”, sendo que o valor reverte, “na totalidade, para a causa de Cabo Delgado”.

Em comunicado, a PAR dá conta de que, por causa do conflito na região moçambicana, cerca de 50 mil crianças estão actualmente em alojamentos temporários e necessitadas de bens essenciais, 51 crianças foram raptadas no último ano nas zonas de conflito, 2852 pessoas morreram, 900 mil pessoas estão em situação de emergência alimentar e mais de 1,3 milhões de pessoas foram afectadas pela violência.

A campanha de sensibilização junta a PAR, o Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS), a UNICEF e a Cáritas e pretende angariar fundos para “garantir ajuda humanitária àqueles que fogem do perigo a que as suas vidas estão expostas diariamente”.

“Desde 2019 que ocorrem ataques em Cabo Delgado. Os últimos foram concentrados em Palma, ao Norte de Pemba. A cidade foi tomada por rebeldes que se apresentavam como Al-Shabaab e contra os quais os militares moçambicanos pouco conseguiram fazer”, conta a PAR.

“Desde então que milhares de pessoas foram obrigadas a fugir a pé das suas casas para cidades vizinhas. Existem agora mais de 800 mil deslocados internos em Pemba e arredores, mas também mais a Sul, na província de Nampula”, acrescenta.

Citado no comunicado, o coordenador da PAR lembra que estão em causa “milhares de pessoas que perderam tudo o que tinham e que agora se vêem forçadas a começar a sua vida do zero”.

“Não podemos ficar indiferentes ao seu desespero, são precisos gestos concretos de solidariedade que dêem esperança a quem passa por tanto sofrimento”, defendeu André Costa Jorge, sublinhando que com a compra das caixas “anti-experiência” cada pessoa tem a oportunidade de contribuir para o futuro de muitas crianças e famílias deslocadas.

Os pacotes estão à venda em 12 lojas físicas da FNAC, mas também online, podendo também ser compradas através do site oficial do projecto.

Sugerir correcção
Comentar