EUA já retiraram centenas de soldados do aeroporto de Cabul

Pentágono diz que redução de efectivos não afectará a retirada. Reino Unido e França admitem que as suas operações podem terminar até quinta-feira.

Foto
Desde 14 de Agosto, mais de 70.000 pessoas foram retiradas de Cabul US AIR FORCE/Reuters

Os EUA começaram a reduzir a presença militar no aeroporto de Cabul, a menos de uma semana do fim do prazo para a retirada total das tropas estrangeiras. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, confirmou na terça-feira a saída de “várias centenas” de soldados norte-americanos e assegurou que a saída das tropas não afectará a operação de retirada.

Kirby confirmou que estes soldados que tinham cumprido a sua missão deixaram o país na terça-feira, no mesmo dia que o Presidente norte-americano, Joe Biden, reiterou que a data para a retirada das tropas se mantém para 31 de Agosto. Contudo, admitiu que existe um plano de contingência e que a situação depende da cooperação dos taliban.

“Pode-se ter uma unidade mais pequena e ainda assim levar a cabo a missão, ao mesmo tempo reduzindo o risco”, disse um responsável norte-americano, citado pela CNN. Kirby descreveu a saída destas unidades de Cabul como uma gestão “prudente e eficiente” e assegurou que “não terá nenhum impacto na missão em causa”, a retirada de cidadãos. 

Antes da ofensiva final dos taliban, os EUA tinham 2500 militares no país. Mas, dada a velocidade com que o grupo conquistava território, os norte-americanos reforçaram a sua presença para cerca de seis mil soldados.

Além de os EUA terem começado a retirar os seus militares, fontes da defesa do Reino Unido disseram ao Guardian na terça-feira que o final das operações de retirada do Reino Unido é esperado dentro de “24 a 36 horas”. Também o ministro francês dos Assuntos Europeus, Clement Beaune, disse à C News TV que é “muito provável” que as operações francesas terminem na quinta-feira.

À medida que se aproxima a data para a retirada total das tropas estrangeiras, o ritmo do resgate de civis no aeroporto internacional Hamid Karzai tem aumentado. Desde 14 de Agosto, mais de 70 mil pessoas foram retiradas de Cabul pelos EUA ou com a sua assistência, segundo fontes da Casa Branca.

Visita de congressistas norte-americanos

Na terça-feira, também surgiram críticas à visita sem aviso ao Afeganistão de dois congressistas norte-americanos, o democrata de Massachusetts Seth Moulton e o republicano de Michigan Peter Meijer.

Num comunicado conjunto, avançado pela CNN, informaram que viajaram até à capital afegã para “supervisionar a missão de retirada dos norte-americanos e aliados” e afirmaram que a viagem foi realizada em segredo para “reduzir o risco”.

Os dois congressistas explicaram que se deslocaram até ao Afeganistão “num avião com lugares vazios, sentados em lugares exclusivos, para a tripulação assegurar que ninguém que precisasse de um lugar o tinha perdido devido à nossa presença.

Os líderes da Câmara dos Representantes e do Comité de Serviços Armados da mesma, bem como a Casa Branca, ficaram surpreendidos com a viagem, considerada “uma distracção inútil” por um responsável norte-americano. A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, tinha apelado aos legisladores a não visitarem o país, por considerar que “desviaria desnecessariamente os recursos”, disse uma fonte à CNN.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários