Despedimento colectivo na TAP reduzido de 124 para 82 trabalhadores

Número inicial, que incluía 124 pessoas, diminui na sequência da adesão dos restantes 42 colaboradores às medidas de rescisão voluntária

Foto
Nuno Ferreira Santos

O despedimento colectivo na TAP vai abranger 82 trabalhadores, abaixo dos 124 previstos, após a adesão às medidas de rescisão voluntária, disse fonte oficial da empresa à Lusa.

“A TAP confirma que são 82 os trabalhadores abrangidos pelo despedimento colectivo”, disse fonte oficial da companhia aérea à Lusa, confirmando que o número diminui na sequência da adesão dos restantes 42 colaboradores às medidas de rescisão voluntária.

O Jornal de Negócios tinha noticiado ao final da tarde desta terça-feira que o despedimento colectivo na TAP iria ser reduzido para 80 trabalhadores.

A companhia aérea iniciou em 26 de Julho um processo de despedimento colectivo de 124 trabalhadores, que abrange 35 pilotos, 28 tripulantes de cabina, 38 trabalhadores da manutenção e engenharia e 23 funcionários da sede.

Na quinta-feira, o Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (Sitema) interpôs uma providência cautelar para suspender o despedimento colectivo de trabalhadores da TAP seus associados, que deu entrada no Juízo do Trabalho de Loures, a 2 de Agosto.

“O Sitema – Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves – avança para a primeira fase da disputa judicial com a TAP, através da interposição de uma providência cautelar que visa a suspensão de despedimento colectivo dos associados do Sitema”, informou, na altura, a estrutura sindical, em comunicado.

Em 27 de Julho várias estruturas sindicais que representam os trabalhadores da TAP já tinham anunciado que iam avançar com acções legais para travar o despedimento colectivo.

Até agora houve conversa, a partir de agora as conversas vão fazer-se nos tribunais. Também da parte do Sitava vamos, obviamente, contestar o despedimento de forma colectiva e impugnaremos individualmente os despedimentos de todos aqueles que quiserem impugná-los nos tribunais”, disse, na ocasião, aos jornalistas o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava), José Sousa.

O anúncio foi feito em conferência de imprensa à porta das instalações da TAP, no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, convocada pela Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP, que contou com a presença de dirigentes do Sitava, do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e do Sitema.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários