Sindicato avança com providência cautelar para bloquear despedimento colectivo na TAP

Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves fala em violação do acordo temporário de emergência.

Foto
Despedimento colectivo visa 124 trabalhadores Rui Gaudencio

O Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA) interpôs uma providência cautelar para tentar suspender o processo de despedimento colectivo da TAP que envolve os seus associados, e que visa muitos outros trabalhadores da companhia aérea.

De acordo com o comunicado do sindicato, que deu assim início à disputa judicial já anunciada, a providência cautelar deu entrada no Juízo do Trabalho de Loures a 2 de Agosto. Falta agora conhecer a data para a audiência final, que, diz o SITEMA, “deverá ter lugar no prazo de 15 dias a contar da data da sua entrada, por se tratar de um processo de natureza urgente”.

Esta estrutura sindical diz que a inclusão de trabalhadores seus associados no despedimento colectivo anunciado pela TAP “viola o acordo temporário de emergência” assinado com a companhia em Fevereiro. Isto porque, recorda, foi incluído um corte salarial mais profundo cujo objectivo era o de proteger os trabalhadores sindicalizados no SITEMA. “A violação de tal acordo torna ilícito o despedimento de que foram alvo os associados deste sindicato”, defende-se no comunicado.

“Negociámos, num processo muito exigente, uma metodologia que nos retira vencimento para salvaguardar postos de trabalho e para permitir que a empresa possa sobreviver. Fizemo-lo de boa-fé. Quando o fizemos não imaginávamos que viríamos a ter que lidar com a violação do espírito e da letra desse acordo”, afirma o presidente do SITEMA, Paulo Manso. Em causa estão sete trabalhadores, afirmando o sindicato que “pode ainda recorrer a outras vias legais”.

O despedimento colectivo, ligado ao plano de reestruturação da empresa controlada pelo Estado e ao corte de 2000 postos de trabalho, teve início a 26 de Julho, visando 124 trabalhadores, entre pilotos, tripulantes de cabina, trabalhadores da manutenção e administrativos.

No dia seguinte, numa iniciativa conjunta, a comissão de trabalhadores, o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava), o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e o Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA) afirmaram que iam avançar com acções legais para tentar bloquear travar o despedimento colectivo.

Sugerir correcção
Comentar