Governo responde ao PSD: atrasos no consulado em Londres estão a ser resolvidos

Sociais-democratas tinham questionado o MNE sobre as razões para o que apelidaram de “situação caótica” nos serviços londrinos. Atendimento esteve suspenso devido a isolamento profiláctico por covid-19 que causou estrangulamento nos agendamentos.

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LUSA/RODRIGO ANTUNES

Depois de questionado pelo PSD, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) esclareceu nesta sexta-feira que as dificuldades registadas no Consulado-Geral de Portugal em Londres na segunda-feira se deveram a medidas de prevenção da covid-19 e que os consequentes atendimentos cancelados estão a ser regularizados.

Numa nota enviada à comunicação social, o MNE respondeu, desta forma, à denúncia apresentada pelos sociais-democratas de uma “situação caótica” nos agendamentos dos consulados portugueses no Reino Unido.

“As dificuldades registadas no passado dia 2 de Agosto [segunda-feira] decorreram da necessidade de suspensão dos atendimentos não urgentes entre os dias 16 e 23 de Julho, devido à testagem positiva à covid-19 de um elemento do posto e à consequente necessidade de auto-isolamento de um grande número de funcionários, no cumprimento das regras sanitárias locais em vigor”, lê-se no esclarecimento.

A suspensão dos atendimentos durante este período, prossegue a nota, “foi imediatamente acautelada com o reagendamento, no mais curto espaço de tempo possível, dos cerca de 1500 atendimentos cancelados”. Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, foram já regularizados 500 dos atendimentos cancelados.

Numa carta dirigida ao ministro de Estado e Negócios Estrangeiros, o PSD referiu que vários emigrantes com agendamento para segunda-feira aguardaram “largas horas” para serem atendidos, até que os informaram que “não seria possível atender mais ninguém nesse dia, devido ao elevado número de agendamentos como também, segundo a comunicação social, ao cansaço dos funcionários consulares”.

Na pergunta colocada ao executivo, o grupo parlamentar do PSD queria saber o que causou “o desfasamento entre o número de agendamentos previstos e a impossibilidade de atendimento dos mesmos”.

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