Taxa de inflação dos EUA atinge 5,4%, a mais elevada desde 2008

Em Maio, a taxa anual de inflação tinha ficado em 5%.

Foto
Reuters/POOL

O índice de preços no consumidor (IPC) nos Estados Unidos da América atingiu em Junho uma taxa anual de 5,4% em relação ao mesmo mês de 2020, a maior desde 2008, indicou hoje o Departamento do Trabalho dos EUA.

O aumento de preços em cadeia (em relação ao mês anterior) foi de 0,9%. Em Maio, a taxa anual de inflação tinha ficado em 5%.

A subida da inflação no mês passado, maior do que era esperado, deve-se em grande medida ao aumento dos preços dos veículos usados (10,5%) e da gasolina (2,5%).

Se forem excluídos os preços dos alimentos e dos combustíveis, que são os mais voláteis, a inflação subjacente foi no mês passado de 0,9% e de 4,5% nos últimos 12 meses.

Este aumento dos preços no consumidor é conhecido duas semanas antes da próxima reunião da Reserva Federal (Fed) dos EUA sobre política monetária e no meio de uma preocupação crescente com a inflação, numa altura de recuperação da crise que surgiu com a pandemia de covid-19.

O presidente da Fed, Jerome Powell, tem afirmado que se verificarão subidas de preços, mas que terão um carácter “transitório”, insistindo que não prevê alterações nas taxas de juro do banco central, actualmente entre 0% e 0,25%, antes de 2023.

Nas previsões que divulgou em Junho, o banco central norte-americano apontava para uma inflação de 3,4% no final de 2021.

Sugerir correcção
Comentar