França desaconselha viagens a Portugal. Santos Silva lembra que viagens de emigrantes são consideradas essenciais

“É melhor ficar em França, ou ir para outros países”, disse Clement Beaune.

Foto
REUTERS/BENOIT TESSIER

O secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus, Clement Beaune, desaconselhou esta quinta-feira as viagens a Portugal e Espanha, admitindo o reforço de medidas. A situação nos países ibéricos é “particularmente preocupante”, afirmou Clement Beaune, acrescentando que “nos próximos dias poderá haver um reforço das medidas” no âmbito das viagens.

Este conselho surge na sequência do aumento de casos, mais concretamente com a variante Delta, mais transmissível.

Em entrevista ao canal de televisão France 2, Clement Beaune disse ainda que para “aqueles que ainda não reservaram as suas férias, evitem” Portugal e Espanha, especialmente a região da Catalunha. “É melhor ficar em França, ou ir para outros países”, disse.

Portugal compreende recomendação

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quinta-feira que compreendia a posição do Governo francês de desaconselhar viagens não essenciais para Portugal, mas lembra que este conselho deve ser enquadrado nas decisões da UE quanto às viagens.

“A situação de Portugal no que diz respeito à pandemia agravou-se e as preocupações de um Estado amigo, como a França, em relação aos seus cidadãos, no que diz respeito à possibilidade de viajarem para Portugal, são compreensíveis. Trata-se de um conselho”, afirmou Augusto Santos Silva, sublinhando que esta posição deve ser enquadrada nas decisões da União Europeia (UE) relativas ao certificado digital.

Em declarações à agência Lusa, o governante lembrou que, desde o dia 1 de Julho, as pessoas que estejam vacinadas, imunizadas ou que realizem teste negativo à covid podem circular livremente pela União Europeia e sublinhou a excepção: “Nas zonas consideradas vermelho-escuro, de muito alta prevalência do vírus, o Estado-membro pode desencorajar viagens não essenciais nessas zonas.”

As zonas classificadas como vermelho-escuro têm de ter, por exemplo, mais de 500 novos casos de infecção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias”, explicou. Santos Silva recordou ainda que as viagens das pessoas que pretendem reunir-se com a família, como é o caso dos emigrantes portugueses, se enquadram na classificação de viagens essenciais.

Portugal registou no último dia oito mortes atribuídas à covid-19, o número mais elevado desde 14 de Abril, 3285 novos casos de infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2, e uma diminuição nos internamentos, segundo os dados da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

O número de novos casos é também o mais elevado desde 11 de Fevereiro, dia em que o país notificou 3480 casos.

Já Espanha registou 17.384 novos casos de infecção nas últimas 24 horas.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários