Aumenta para 18 número de vítimas do colapso do prédio em Miami

As equipas de salvamento continuam o “processo moroso” de “retirar peça a peça” os destroços. Ao sétimo dia de buscas, foram encontrados os corpos de duas crianças de 4 e 10 anos, mas ainda há 145 pessoas desaparecidas.

Foto
As equipas de salvamento continuam as buscas nos destroços no edifício colapsado em Miami, Florida JOE SKIPPER/Reuters

As equipas de salvamento recuperaram os corpos de duas crianças nos escombros do prédio que desabou na semana passada perto de Miami, nos Estados Unidos, aumentando para 18 o número de mortos confirmados.

A responsável do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, confirmou na quarta-feira numa conferência de imprensa que foram resgatados os corpos de duas crianças de 4 e 10 anos.

“A perda de crianças é demasiado dolorosa para suportar. A nossa comunidade, a nossa nação e o mundo estão de luto com estas famílias”, lamentou Cava, citada pelo Miami Herald.

A polícia de Miami-Dade identificou posteriormente as crianças como Lucia Guara, de 10 anos, e Emma Guara, de 4 anos. Os restos mortais do pai das menores, Marcus Guara, de 52 anos, foram retirados dos escombros no sábado e identificados na segunda-feira. As meninas e a mãe, Anaely Rodriguez, de 42, foram recuperadas na quarta-feira.

Ao sétimo dia de buscas, as equipas que percorriam os destroços encontraram os restos mortais de seis pessoas na quarta-feira, elevando o número de mortos confirmados para 18. De acordo com as autoridades, há ainda 145 pessoas desaparecidas. Foram localizadas 139.

As equipas de salvamento, com 200 operacionais, trabalham pouco a pouco, num “processo moroso”, como descreveu o chefe local dos Bombeiros, Alan Cominsky. “Estamos a retirar peça a peça”, explicou, referindo-se a procedimentos que podem complicar-se devido ao tempo, refere a Europa Press.

Desde o colapso de parte das Torres Champlain, um edifício com 136 apartamentos situado na localidade de Surfside, na manhã de quinta-feira da semana passada, as equipas de resgate não pararam as buscas.

Numa questão de segundos, por razões ainda por determinar, 55 apartamentos ruíram. As autoridades não adiantaram a causa do colapso do prédio e a investigação deverá levar meses, alertaram especialistas.

Contudo, um relatório realizado por uma empresa de engenharia em 2018, divulgado nas últimas horas, indicava danos estruturais “significativos” nas Torres Champlain, bem como “fissuras” na cave do edifício, recomendando reparações.

Outro estudo realizado em 2020 indicava que as Torres Champlain, construídas em 1981, tinham afundado cerca de dois milímetros por ano entre 1993 e 1999, mas o autor do documento afirmou que isso, só por si, não deveria provocar o colapso do edifício.

O tecto do prédio estava a ser alvo de obras, mas desconhece.se ainda se essa intervenção estará relacionada com o acidente.

O município de Miami-Dade ordenou uma inspecção de todos os edifícios com mais de 40 anos situados na orla marítima, nos próximos 30 dias.

Sugerir correcção
Comentar