Euros digitais

Se as moedas digitais dos bancos centrais vierem de facto a concretizar-se, a revolução digital poderá chegar, com estrondo, ao sistema financeiro.

As moedas digitais baseadas em registos distribuídos suportados por protocolos criptográficos, criptomoedas, tornaram-se populares com o aparecimento do bitcoin, criado em 2009 por alguém que ainda hoje é unicamente conhecido pelo seu pseudónimo, Satoshi Nakamoto. Ao bitcoin sucederam-se centenas de outras e, neste momento, os conceitos de moeda digital e de criptomoeda são praticamente sinónimos. Porém, existe a possibilidade real de um outro tipo de moedas digitais se tornarem ainda mas importantes que as criptomoedas, as que vierem a ser emitidas pelos bancos centrais (Central Bank Digital Currencies, com sigla CBDC, em inglês).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários