Eurosondagem dá 40% ao PS. Chega no 3.º lugar

Bloco de Esquerda cai 1,1 para 5,5%, ficando mais perto do PCP, que se mantém nos 5%. Popularidade de Marcelo nos 70% na Eurosondagem e na Aximage.

Foto

O fosso entre um PS à beira da maioria absoluta (40%) e um PSD nos 27% continua profundo. São os principais indicadores da sondagem da Eurosondagem para o semanário Nascer do Sol publicados neste sábado, na qual o PS assinala uma subida de 0,6 pontos relativamente ao último estudo, enquanto o PSD desce 0,2.

Nesta sondagem, na qual se pergunta aos inquiridos em quem votariam se as eleições fossem hoje, o Chega é o terceiro partido mais votado, com 8,4%, mais 0,4 que antes. O Bloco de Esquerda cai 1,1 para os 5,5%, ficando mais próximo do PCP, que se mantém nos 5%. Recorde-se que a sondagem foi realizada entre 30 de Maio e 3 de Junho – já depois da convenção nacional do Bloco de Esquerda que decorreu entre os dias 21 e 23 de Maio, em Matosinhos.

A Iniciativa Liberal, com 2,7% das intenções de voto (mais 0,5) fica à frente do CDS que continua nos 2,5%. O PAN perde 0,2, atingindo os 2,2%.

Quando à popularidade dos líderes políticos, a actuação do Presidente da República é positiva para 71% dos inquiridos. Segue-se António Costa com 45,4% de opiniões positivas, Rui Rio com 22,2%, Jerónimo de Sousa com 4,2%, André Ventura com os mesmos 4,2%, Francisco Rodrigues dos Santos com 1,1%.

Os líderes em que as opiniões negativas prevalecem são Catarina Martins (-3,3%), João Cotrim de Figueiredo (-7,3%) e André Silva, que agora abandona a liderança do PAN, com -11%. Outros dados: 63,9% dos inquiridos acham que as autárquicas devem ter uma leitura nacional, 58,3% consideram que o sector do turismo não vai melhorar apesar do desaceleramento da pandemia e 73% entendem que a União Europeia tem sido branda demais relativamente à Bielorrúsia. O estudo de opinião foi feito através de 1190 tentativas de entrevistas telefónicas, das quais 169 não aceitaram responder. 

No barómetro de Maio da Aximage, para o DN, JN e TSF, publicado neste sábado, Marcelo Rebelo de Sousa também está no topo da popularidade, com 70%, descendo um ponto relativamente ao último estudo. António Costa tem 50% de opiniões positivas, embora caia nove pontos relativamente ao barómetro de Abril. O trabalho de campo desta sondagem decorreu entre 26 e 30 de Maio, com uma amostra de 796 entrevistas, em pleno “happening” de turistas no Porto por causa da final da Champions.

Segundo a Aximage, a principal figura de oposição ao Governo é Rui Rio, que recolhe 32% de opiniões positivas, caindo dois pontos relativamente ao mês passado. André Ventura vem a seguir como “principal figura da oposição” e tem 28% (perde 3 pontos percentuais), Catarina Martins 17% (sobe 4), Jerónimo de Sousa 3% (desce um), João Cotrim de Figueiredo sobe um e atinge também os 3%. Francisco Rodrigues dos Santos, o presidente do CDS, não é referido nos resultados da pergunta sobre a “principal figura da oposição”.

A avaliação da oposição é negativa no barómetro de Maio da Aximage, com 39% dos inquiridos a defini-la como “má” e “muito má”. Apenas 2% a considera “muito boa”, enquanto 21% classificam a actuação como positiva. Em sentido inverso, 44% do universo dos inquiridos considera positiva a actuação do Governo, contra 29% que a define como negativa.

Sugerir correcção
Ler 15 comentários