Em Monção, a Coca volta a estar por todo o lado, embora diferente

Começam nesta quinta-feira quatro dias de Corpo de Deus - Coca de Monção. Os habituais pontos altos da festa saem de cena por causa da pandemia; em compensação, alinham-se passeios e desafios alternativos.

festas,passeios,familia,moncao,fugas,patrimonio,
Fotogaleria
Combate entre São Jorge, cavaleiro do bem, e a Coca, dragão do mal, numa edição anterior Câmara Municipal de Monção
festas,passeios,familia,moncao,fugas,patrimonio,
Fotogaleria
Cortejo etnográfico numa edição anterior Câmara Municipal de Monção
festas,passeios,familia,moncao,fugas,patrimonio,
Fotogaleria
Procissão solene numa edição anterior Câmara Municipal de Monção

Ainda não é um regresso em pleno. A procissão solene e o cortejo etnográfico não saem às ruas, nem se faz a recriação simbólica do combate entre São Jorge e a Coca – essa espécie de dragão com escamas que representa o mal e que deve ser afugentada para atrair boas colheitas (para o vinho alvarinho, por exemplo). Mas, ao contrário da cancelada Feira da Foda, a festa da Coca não se confina: faz-se com “um programa diferente e alternativo”, anuncia a autarquia, com direito a varandas enfeitadas, passeios a cavalo e de charrete, uma exposição e um labirinto.

A inauguração, a 3 de Junho, feita com uma salva de morteiros (ao meio-dia) e com a missa do Corpo de Deus (às 18h) transmitida em directo através do site e Facebook do município. A partir daqui, sucedem-se as propostas. 

No Anfiteatro Natural do Souto, o convite é para honrar o cavaleiro com uma actividade hípica: crianças e adultos podem alistar-se na Escola de São Jorge, montar a cavalo e passear no redondel, até domingo, das 10h às 13h e das 15h às 19h.

No mesmo horário, o centro histórico enche-se de charretes que aguardam quem queira embarcar numa “viagem surpreendente por alguns dos locais mais emblemáticos da vila”, sejam famílias interessadas numa “experiência atractiva e divertida”, sejam “jovens namorados” atraídos por “momentos e cenários de verdadeiro romantismo”.

Por falar em crianças, que tal levá-las ao Ninho da Coca? Trata-se de um labirinto em forma de dragão, instalado na Praça Deu-la-Deu. Entre a boca de entrada e a cauda de saída, percorre-se um desafio inspirado na lenda da terra e recheado de informações sobre a sua história, com surpresas pelo caminho.

Na mesma praça, as varandas estão engalanadas com coloridas “coquinhas” – réplicas da mítica criatura – criadas por jovens do concelho. A criatividade é espicaçada também com a primeira edição do concurso Coca de Monção, que dará origem a uma exposição a inaugurar em Outubro. 

As festas do Corpo de Deus – Coca de Monção decorrem entre 3 e 6 de Junho. O Ninho da Coca está aberto também entre 10 e 13 de Junho e, até este dia, mantém-se a Coca à Varanda. Todas as actividades são gratuitas, à excepção dos passeios de charrete, em que o bilhete individual custa 2€ (crianças até três anos não pagam). 

O espírito da festa pode também ser transportado para casa com Monção e o Dragão - Uma Peleja Ancestral, um jogo de tabuleiro para toda a família em que o objectivo é derrotar a vil Coca e (re)descobrir a vila no processo. A demanda passa por dezenas de perguntas, divididas por cinco categorias: história & lendas, património, geografia & natureza, enogastronomia e curiosidades. Está à venda na Loja Interactiva de Turismo.

Sugerir correcção
Comentar