O prazer de descobrir pequenas pérolas na ida às compras

Há muitos motivos pelos quais compramos. Entre o saudável e o obsessivo, haverá um equilíbrio? Agora que o comércio reabriu, é altura de pensar sobre o que compramos – e porquê.

Foto
A Centá fica em Lisboa Daniel Rocha

Há muito que o conceito de ir às compras está associado ao prazer. Em The Compass Of Pleasure (2011), o neurologista David Linden explica como a experiência de comprar alguma coisa activa o sistema de recompensa no cérebro através da libertação de dopamina, associada à forma como experienciamos entretenimento e felicidade. Mas será que quando compramos somos mesmo mais felizes? A ideia de shopping enquanto terapia, chamada retail therapy, não é nova.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar