Leonor Poeiras acusa ex-psicanalista de assédio, mas Ordem dos Psicólogos não pode agir

Em 2012, e depois de muitas sessões de tratamento, Frederico Pereira enviou uma mensagem “erótica” à apresentadora a meio da noite. E, face ao consequente afastamento desta, o psicólogo terá feito uma avaliação clínica “vingativa”. No ano passado, o processo deu entrada na Ordem dos Psicólogos, mas já não haveria nada a fazer: o caso já tinha prescrito.

Foto
DR/Instagram

A apresentadora Leonor Poeiras revelou, em entrevista ao Expresso, ter sido vítima de assédio sexual, especificando os detalhes da situação e identificando o alegado agressor: Frederico Pereira, psicanalista e director do ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada, entre 1985 e 2009, e reitor do ISPA - Instituto Universitário, no biénio seguinte. A queixa, de acordo com Leonor Poeiras, foi apresentada à Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), em 2020, altura em que percebeu que não tinha conseguido ultrapassar o sucedido. “No ano passado veio a pandemia, perco o trabalho e fiz um balanço da minha vida. E isto não me descia. Estava sempre na minha cabeça.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários