Covid-19 já fez mais de três milhões de mortos em todo o mundo. Portugal é o 28.º país com mais óbitos

Em apenas três meses, mundo registou mais um milhão de óbitos. Portugal é o 28.º país do mundo com maior número de mortes causadas pelo vírus.

Foto
Coveiros com equipamento de proteção individual (EPI), incluindo fatos protectores, enterram um caixão no cemitério de Vila Formosa (Brasil), a 22 de Maio de 2020 AMANDA PEROBELLI/REUTERS

O vírus SARS-CoV-2 já fez mais de três milhões de mortos em todo o mundo, de acordo com a mais recente actualização aos números da pandemia. Contam-se 3.001.068 vítimas, segundo ​a contagem independente feita pela universidade norte-americana Johns Hopkins, numa pandemia que já registou mais de 140 milhões de casos de infecção. Demorou apenas três meses para que o número de óbitos subisse de dois para três milhões, num momento em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para o crescimento “preocupante” de casos de infecção no mundo. 

O primeiro óbito provocado pelo vírus deu-se no dia 9 de Janeiro de 2020: um homem chinês de 61 anos, residente em Wuhan – cidade onde a covid-19 foi inicialmente detectada – morreu após desenvolver uma pneumonia grave causada pela infecção. A pandemia espalhou-se silenciosamente por todo o mundo nas semanas que se seguiram à detecção dos primeiros casos, com a primeira morte fora da China a ser anunciada nas Filipinas, no dia 2 de Fevereiro. Até esse momento, 360 óbitos tinham sido atribuídos ao vírus na China.

O vírus chegaria a Portugal um mês depois, no dia 2 de Março, com a primeira morte a registar-se no país exactamente duas semanas após a detecção da primeira infecção, no dia 16 de Março. Portugal registou 16.937 óbitos, ocupando o 28.º lugar na lista de países com maior número de mortes associadas ao vírus.

Com a subida exponencial de infecções e mortes provocadas pelo vírus nas semanas seguintes, o mundo atingiu as 100 mil mortes em Abril. Cinco meses depois, em Setembro, ultrapassava o milhão de óbitos. A Organização Mundial de Saúde alertava para a possibilidade de o número de vítimas mortais duplicar antes que uma vacina capaz de evitar o desenvolvimento de reacções graves à infecção fosse amplamente distribuída, preocupação que viria efectivamente a acontecer.

A 16 de Janeiro deste ano, o mundo chegou aos dois milhões de mortes, precisando agora de apenas três meses para acrescentar mais um milhão de óbitos a esta contagem, naquele que foi a subida mais acentuada de mortalidade desde o inicio da pandemia.

De acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos, com 566.224 mortes, são actualmente o país com maior mortalidade nesta pandemia. Nesta lista segue-se o Brasil (368.749 mortes), o México (211.693), Índia (175.649) e o Reino Unido (127.472).

O país da União Europeia mais afectado pela pandemia foi Itália: com 116.366 mortes, é o sexto país com maior número de óbitos provocados pelo vírus.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários