Entidade da Transparência ainda demora pelo menos dois anos para funcionar em pleno

Presidente do Tribunal Constitucional mostrou-se mais preocupado com as obras de adaptação do edifício, em Coimbra, do que em colocar a funcionar a plataforma informática que vai agregar as declarações de rendimentos, património e interesses dos políticos e altos cargos públicos.

Foto
Presidente do Tribunal Constitucionou foi ontem ouvido no Parlamento dro daniel rocha

Pelo menos dois anos é o tempo que o presidente do Tribunal Constitucional (TC) espera que demore o processo de obras para instalar no Palácio dos Grilos, em Coimbra, a nova Entidade da Transparência que vai passar a fiscalizar os rendimentos, património, interesses e incompatibilidades dos políticos e altos cargos públicos. O horizonte para funcionar em pleno aponta para um calendário coincidente com uma nova legislatura, no final de 2023 ou início de 2024. E mesmo a plataforma informática que irá agregar as declarações desses milhares de dirigentes ainda vai demorar a estar pronta, já que só em Setembro deve começar o processo concursal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar