Encontro entre Putin e Lukashenko marcado para a próxima semana

No próximo dia 22 de Abril, os dois chefes de Estado têm um encontro marcado, em Moscovo, para discutirem as suas relações bilaterais e os “muitos projectos que têm em conjunto”.

Foto
Os dois chefes de Estado vão-se encontrar no dia dia 22 de Abril. Sputnik Photo Agency

O Presidente russo Vladimir Putin e o seu homólogo bielorrusso, Alexander Lukashenko, vão-se encontrar na próxima quinta-feira, dia 22 de Abril, em Moscovo, segundo confirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, num comunicado divulgado esta sexta-feira.

“A reunião está marcada para a noite de 22 de Abril - estamos a prepará-la”, disse Peskov, citado pela agência Sputnik, acrescentando que “o Presidente bielorrusso chegará a Moscovo em visita de trabalho, nada tem a ver com a mensagem [de Putin] à Assembleia Federal”. O porta-voz dissipa, assim, as dúvidas levantadas quanto à eventual ligação entre a visita de Lukashenko e a mensagem que Putin planeia transmitir ao Parlamento no dia anterior.

Os dois presidentes pretendem abordar o corrente desenvolvimento das relações bilaterais e da cooperação entre os dois Estados, que têm sido palco de protestos desde o ano passado.

Desde o início do ano que os protestos na Rússia têm tido um alento adicional, na sequência da detenção do líder principal da oposição, Alexei Navalny, que agora cumpre uma pena de prisão de dois anos e meio.

“[Os dois presidentes] falarão sobre o desenvolvimento da cooperação em diversos aspectos e das suas relações enquanto aliados”, continuou Peskov. “A abundância de projectos e planos em conjunto exige um diálogo de alto nível”.

O Presidente Lukashenko, por seu turno, oficializou a sua visita a Moscovo enquanto se reunia com o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, em Minsk nesta sexta-feira.

“Será uma reunião importante para discutir determinadas questões”, frisou o Presidente bielorrusso, segundo a agência BelTA.

Reconhecendo que o impacto da pandemia tenha sido “significativo” na Rússia, Mishustin garante que “as coisas estão a voltar ao normal”, com as campanhas de vacinação a decorrerem e o comércio a ser gradualmente reaberto. Ressaltando, ainda, que o reatamento do serviço aéreo está para breve e que a ligação entre Moscovo e Minsk através do comboio de alta velocidade do serviço Lastochka será inaugurado no final deste mês.

O primeiro-ministro russo explicou que “2021 é o ano da Rússia na Bielorrússia, no próximo ano será o da Bielorrússia na Rússia”, sinlinhando que os “laços culturais" entre os dois países serão “mais intensificados este ano”.

Ao encontro de dia 22 de Abril seguir-se-á uma reunião do Conselho de Ministro do Estado da União da Bielorrússia e da Rússia, antevê o Presidente bielorrusso, e “algures em Setembro ou Outubro” haverá uma reunião do Conselho de Estado Supremo.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários