O vento dos prémios sopra para Oeste: Chloé Zhao e Nomadland vencem na Guilda dos Realizadores

Darius Marder e Som do Metal distinguidos por melhor obra de um estreante. The Queen’s Gambit Segurança Nacional e The Flight Attendant premiados. Óscares estão a duas semanas de distância.

Foto
Chloé Zhao DANNY MOLOSHOK/Reuters

A duas semanas dos Óscares, um título e um nome destacam-se: Nomadland - Sobreviver na América e Chloé Zhao, a sua realizadora. Na madrugada deste domingo, a Guilda dos Realizadores (Directors Guild of America — DGA na sigla original) deu o seu empurrão final a Zhao e fez história com ela. A realizadora chinesa tornou-se a primeira mulher não-branca a receber o prémio da organização e apenas a segunda nos seus 73 anos a obter a sua mais alta distinção. A sua antecessora é a única mulher com um Óscar de Melhor Realização, Kathryn Bigelow.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar