Menos conteúdos, pedagogias inovadoras, escolas de Verão: como recuperar as aprendizagens

Grupo de trabalho nomeado pelo Ministério da Educação deverá ter propostas fechadas no final do mês. Plano de recuperação de aprendizagens para 2021-2023 apresentado em Maio.

Foto
Daniel Rocha

Repensar currículos, estabelecer prioridades e reduzir conteúdos ao essencial. Mas não só. Um programa para os primeiros anos, focado sobretudo na leitura e na escrita, que pode implicar recrutar docentes, e um outro de formação de professores centrado em pedagogias mais inovadoras. Apostar também em trabalho interdisciplinar e interdepartamental nas escolas, articulando objectivos entre diferentes áreas curriculares e permitindo, por exemplo, que um grupo de disciplinas leccione um tema comum. Desenvolver actividades de Verão e tutorias. E mapear os recursos existentes no que toca à saúde mental, pondo-os a funcionar em rede.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários