Três detidos no Algarve após embarcação abandonada ser encontrada em praia

Foram detidas três pessoas no Algarve por suspeitas de terem desembarcado ilegalmente numa praia de Vila Real de Santo António na segunda-feira. O caso está a ser investigado com a participação da Polícia Marítima.

Foto
LUSA/LUÍS FORRA

As autoridades detiveram na segunda-feira em Vila Real de Santo António, no Algarve, três pessoas que alegadamente desembarcaram de forma ilegal numa praia do concelho, disse esta terça-feira à Lusa fonte policial.

Inicialmente, uma patrulha da Polícia Marítima (PM) “localizou cerca das 08h10 de segunda-feira, na praia de Santo António”, uma “embarcação abandonada”, tendo de imediato sido realizadas “buscas nas imediações para ver se havia alguém que pudesse ser relacionado com a embarcação”, mas sem resultados, disse o capitão do porto algarvio, Rui Vasconcelos Duarte.

As buscas incluíram a praia e a mata nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António, mas como não foi possível detectar ninguém, a ocorrência foi “comunicada às restantes autoridades, à GNR, à PSP e ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras [SEF]”, precisou a mesma fonte.

Questionado sobre se houve suspeitas iniciais de que a embarcação poderia estar relacionada com tráfico de droga ou imigração ilegal, Vasconcelos Duarte respondeu que o “caso está a ser investigado” e que a participação da PM ficou concluída com a comunicação da ocorrência às restantes autoridades.

Os três elementos “foram depois detidos pela PSP”, mas “não há informações claras” que indiquem que chegaram mesmo à praia naquela embarcação, nem se tiveram a companhia de outras pessoas, disse à Lusa uma fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

A mesma fonte esclareceu que os três detidos serão presentes ao tribunal, durante a tarde desta terça-feira.

A Lusa também tentou contactar o Comando Distrital da PSP de Faro, mas até ao momento sem sucesso.

Caso se confirme tratar-se de imigração ilegal proveniente do Norte de África, este foi o sétimo desembarque na costa algarvia desde o final de 2019.

O último tinha-se dado a 15 de Setembro de 2020, quando as autoridades interceptaram o grupo de migrantes que desembarcou ilegalmente na ilha Deserta, em Faro, e se colocou em fuga de seguida.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários