Grupo de 21 migrantes interceptados na praia da Ilha do Farol, em Faro

É o terceiro grupo de migrantes que chega ao Algarve em dois meses.

Um grupo de 21 migrantes foi interceptado esta terça-feira pela Guarda Nacional Republicana (GNR) na praia da Ilha do Farol, em Faro. Em comunicado, a Unidade de Controlo Costeiro (CCda GNR informou que as autoridades localizaram os migrantes às 19h45.

“Foram interceptados pelo Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão [da GNR] 21 migrantes na praia da Ilha do Farol numa embarcação”, disse o Comando-Geral da GNR à agência Lusa.

“A acção decorreu no âmbito da Operação Fronteira Marítima Reforçada, que se tem vindo a desenrolar pela UCC, a fim de detectar fluxos de imigração irregular, combater a criminalidade transfronteiriça e incrementar a actuação relacionada com as funções de Guarda Costeira”, disse em comunicado a unidade.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deu conta que todos os migrantes são do sexo masculino e que “foram, de imediato, garantidas as necessidades básicas, incluindo alimentação, assistência médica e alojamento. Será igualmente assegurada a realização dos testes à covid-19, ainda esta noite”, disse o SEF, em comunicado.

Os 21 migrantes ficaram à guarda da GNR e do SEF.

Apesar de as autoridades remeterem para mais tarde pormenores sobre estes migrantes, nomeadamente sobre a sua nacionalidade, a CMTV e a TVI noticiaram esta noite que serão oriundos de Marrocos.

Em Junho, dois grupos de migrantes desembarcaram também no Algarve. Uma embarcação com um grupo de sete migrantes, alegadamente de origem marroquina, desembarcou ao largo de Olhão. Uma outra embarcação, desta vez com 22 migrantes oriundos no Norte de África, foi interceptada quando as pessoas se preparavam para desembarcar na Praia de Vale do Lobo, no Algarve. Em Janeiro, um outro grupo de 11 migrantes tinha chegado à costa algarvia, antecedido de uma embarcação com oito homens, em Dezembro de 2019.

Sugerir correcção