Patrulha da GNR fica cercada em Olhão e faz disparos de advertência

Grupo de jovens cercou agentes da GNR, que aguardaram por reforços da PSP. Incidente teve lugar pelas 22h de sábado.

Foto
Patrulha da GNR aguardou por reforços da PSP LUSA/JOSÉ SENA GOULÃO

Uma patrulha da GNR foi cercada no sábado à noite em Olhão por um grupo de jovens e fez disparos de advertência até chegarem reforços da PSP, disse este domingo fonte da Associação Profissional da Guarda (ASP/GNR).

O coordenador da ASP/GNR para a região Sul, António Barreira, lamentou as “tentativas de agressão” a dois militares da GNR do posto de Moncarapacho, no concelho de Olhão (distrito de Faro), depois de se terem deslocado a um bairro da cidade algarvia para devolver um documento que fora encontrado. Os militares, acrescentou, depararam-se com “jovens em agressões” e, ao tentarem pôr cobro à situação, ficaram cercados.

O incidente deu-se cerca das 22h e a patrulha da GNR foi depois apoiada pelas equipas da PSP de Olhão, força que tinha a jurisdição na área da ocorrência, esclareceu o dirigente da associação profissional à agência Lusa, lamentando que uma “atitude honrosa” dos militares tenha desembocado numa “situação que demonstra a falta de respeito para com a autoridade”.

A Lusa questionou a PSP sobre o incidente e o comissário do Comando Distrital de Faro Hugo Marado disse que uma patrulha da GNR se deslocou à área da PSP, na cidade de Olhão, para “uma diligência, supostamente a entrega de um documento achado”, mas “apercebeu-se de agressões de dois ou três indivíduos a um outro, tendo essa vítima pedido ajuda quando avistou o carro da GNR”.

“Tentaram prestar auxílio e surgiram 20 a 25 pessoas que os cercaram, quase que em apoio aos agressores, forçando-os a realizar quatro disparos para o ar. Ainda houve um militar agredido e isso fez espoletar o nosso pedido de apoio”, contextualizou o comissário da PSP, precisando que nenhum elemento policial precisou de ser assistido.

Como a PSP tinha perto de duas patrulhas e uma equipa do corpo de intervenção, a participar numa fiscalização ao cumprimento das restrições associadas à pandemia de covid-19, deslocou-se para o local “para dispersar” o grupo e os agentes foram “recebidos à pedrada”, contou o comissário, reportando ter havido um veículo policial que ficou danificado.

Hugo Marado referiu também que foram “detidos dois indivíduos que tinham estado no cerco à GNR”, pai e filho, ambos já referenciados pelas autoridades.

O coordenador da ASP/GNR criticou a falta de apoio que os militares da GNR sentem na sua missão, que “já está a causar o descrédito” da população na sua capacidade para resolver conflitos.

O representante pediu à tutela soluções para os profissionais da guarda fazerem o seu trabalho “com confiança e sem preocupação de serem criticados e alvos de processos disciplinar, caso tenham de recorrer a medidas ‘mais musculadas'” para repor a ordem, e “sem receio de ficarem feridos e terem de pagar a sua taxa moderadora” ao serem assistidos no hospital.

O dirigente associativo pediu ainda uma maior penalização dos agressores das forças de segurança quando estão no cumprimento da sua missão.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários