Fisco alerta: cuidado com SMS de “falsos” centros aduaneiros

Aviso publicado no Portal das Finanças sublinha que mensagens de texto para telemóveis são tentativas de recolha maliciosa de dados para fins ilegais.

Foto
SEBASTIAO ALMEIDA (arquivo)

A Autoridade Tributária lançou esta quarta-feira um alerta sobre mensagens de telemóvel fraudulentas enviadas aos contribuintes por um falso centro aduaneiro, e recomenda que se ignorem estas SMS porque pretendem “maliciosamente” recolher informação pessoal e confidencial do contribuinte, para uso ilegal.

“A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem conhecimento de uma campanha de phishing que recorre a mensagens de texto (SMS) fraudulentas emitidas supostamente por um ‘centro aduaneiro'”, informa o fisco em comunicado divulgado no Portal das Finanças.

A AT, segundo explicou à Lusa fonte do Ministério das Finanças, emitiu o alerta após receber “um número significativo” de contactos de contribuintes que receberam tais mensagens e queriam esclarecer a sua veracidade.

“Estas mensagens, às quais a AT é alheia, são passíveis de comprometer a privacidade e a segurança de quem as recebe”, avisa o fisco. Essas mensagens “são falsas e devem ser ignoradas” e em caso algum deve o contribuinte efectuar a operação pedida no SMS, recomendando ainda a leitura do folheto informativo sobre segurança informática disponível no mesmo portal.

Há cerca de um mês, a AT emitiu um aviso semelhante ao desta quarta-feira, informando também sobre a circulação de mensagens fraudulentas enviadas para os telemóveis para pagar taxas aduaneiras de encomendas retidas nas alfândegas.

Também em Novembro, o fisco alertou para o envio de mensagens falsas para o telemóvel nas quais é pedido que se carregue em ligações que são fornecidas, apelando a que fossem ignoradas por quem as recebia.

Entre os exemplos do corpo das mensagens falsas em Novembro, constava o anúncio de reembolso de 105 euros convidando o contribuinte a clicar num “link” para que o reembolso fosse feito.

Sugerir correcção
Comentar