Sem tempo para cozinhar? Estas refeições saudáveis vão ter à sua porta

O Ímpar experimentou seis serviços de marmitas saudáveis. Há de tudo: menus mais simples, opções veganas ou sem glúten, criações para quem gosta de se aventurar na gastronomia, refeições com rótulos detalhados, e pequenos serviços caseiros.

Foto
DR

Gerir o trabalho, a casa, a família, o descanso e manter uma boa alimentação no meio de uma pandemia pode ser um desafio. Em Portugal, há várias empresas que tentam ajudar ao oferecer serviços de marmitas saudáveis por entrega.

Nos últimos meses, o Ímpar experimentou seis opções. Há certamente algo para todos: pratos de peixe, carne, vegetarianos, veganos, com e sem glúten. E há menus mais simples e criações para quem gosta de se aventurar na gastronomia.

Salgados (assados) de couve-flor, lasanha com clara de ovo em vez de massa, e bolo (doce) de espinafres são algumas das muitas refeições que experimentamos. Em comum: alimentos pouco processados e frescos.

My Fit Meals

Foi um dos primeiros serviços que degustámos. As refeições são coloridas e  interessantes: há arroz roxo, camarão com puré de ervilhas e parmesão, bolos com espinafres e outros pratos que podem ser menos habituais de cozinhar no dia-a-dia. Cada refeição vem com uma tabela nutricional a detalhar os ingredientes, calorias e macronutrientes. As refeições vêm em caixas ecológicas e duram cerca de uma semana no frigorífico. Além do prato principal há sopas, snacks e pequenos-almoços para escolher. 

Entregam em todas as áreas do concelho de Lisboa. 

Fotogaleria
DR

Food4Fitness

Simples, mas saboroso. É a típica “marmita saudável” que inclui no menu frango grelhado ou peixe cozido com batata-doce e feijão verde. Para os veganos, há várias massas à escolha.

É uma boa opção para quem prefere não se aventurar muito na alimentação, mas quer comida saciante e bem confeccionada. Há pratos mais originais pelo meio como lasanha ou pizza em que a massa é substituída pela clara de ovo. Os rótulos são detalhados e a equipa colabora com uma nutricionista para rever as receitas criadas.

Entregam em todo o território continental. 

Fotogaleria
DR

Marmituga

Aqui, o cliente ajuda a construir o prato ao combinar alguns alimentos ricos em proteína (o “foco” do prato) e acompanhamentos. Em vez de serem distribuídos em marmitas ou caixas de plástico, a comida vem toda selada a vácuo (“kits congelados”). Torna a apresentação menos apelativa, mas é ideal para quem quiser congelar as refeições. Outra opção é a de descongelar no frigorífico, empratar e comer logo. 

Há opções para quem segue uma alimentação paleo, vegana, sem glúten, sem lactose ou baixa em hidratos de carbono. Muitos produtos têm o selo da Associação Portuguesa de Celíacos (APC). Toda a informação (incluindo calorias, nutrientes e ingredientes) está na embalagem. O leite de coco é um dos ingredientes mais usados. Por isso, é uma boa opção para quem gosta.

As entregas chegam a todo o território continental. 

Fotogaleria
DR

The Revolution Food

Pratos bem apresentados, cheios de cor e sabores clássicos. Almôndegas de frango, feijoada vegetariana e bife de tofu são algumas das opções no menu. Podem ser encomendadas doses de 300, 400 e 500 gramas.

Há uma opção lowcarb (baixa em hidratos de carbono) para quem preferir. Neste caso, em vez de batatas ou arroz e legumes, o prato vem só com legumes a acompanhar. O serviço propõe refeições mais originais como caril de frango com pêra ou sopa tailandesa com frango e maçã. Há cookies para os verdadeiros fãs de manteiga de amendoim. 

As entregas são sobretudo nos concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais, Amadora, Odivelas e Almada, Sintra, Loures, Alverca, Seixal, Alcochete, Moita, Montijo e Barreiro, mas convém confirmar o código postal.

Fotogaleria
DR

Real Tasty 

É um serviço mais pequeno gerido na íntegra por Dayane Araújo. Há muita variedade nos pratos (mudam a cada semana): as opções incluem Portobello recheado com puré de ricotta, empadão de carne, e alho francês à Brás. Há também dois snacks assados, que lembram a famosa coxinha brasileira ou o pastel de bacalhau.

Não há referência nutricional nas embalagens (o serviço ainda é muito pequeno para justificar o investimento), mas Dayane está disponível para listar os ingredientes de cada prato e adaptá-los às necessidades do cliente.

Entregas no concelho de Lisboa.

Fotogaleria
DR

My Kitchen Wod

Tal como a Real Tasty, o serviço ainda é pequeno e é gerido na íntegra por um casal que quis partilhar o gosto pela alimentação saudável. Os pratos oferecidos mudam semanalmente, as opções são partilhadas nas redes sociais — há sempre sopa, pratos vegetarianos e opções não-vegetarianas para escolher —, e as entregas são feitas só em Lisboa. 

As refeições devem ser consumidas num prazo de três dias (conservadas no frigorífico), mas algumas refeições podem ser congeladas caso pretendam consumir mais tarde. As encomendas são feitas por e-mail. O acompanhamento de eleição dos pratos são cogumelos e legumes salteados (acompanha pratos veganos, e hambúrgueres).

O casal pretende colaborar com um nutricionista no futuro. Por ora, não há um grande foco nos gramas, macronutrientes, e calorias exactas de cada prato. O objectivo é criar pratos equilibrados.

Fotogaleria
DR