Filipe submetido com sucesso a uma intervenção ao coração

O Palácio de Buckingham informa que o marido da rainha foi submetido “com sucesso” a uma intervenção na quarta-feira.

familia-real-britanica,inglaterra,monarquia,saude,isabel-ii,reino-unido,
Fotogaleria
Reuters/PETER CZIBORRA
familia-real-britanica,inglaterra,monarquia,saude,isabel-ii,reino-unido,
Fotogaleria
LUSA/NEIL HALL
familia-real-britanica,inglaterra,monarquia,saude,isabel-ii,reino-unido,
Fotogaleria
Reuters/HENRY NICHOLLS

O príncipe Filipe, de 99 anos, passou por um procedimento bem-sucedido a uma doença cardíaca preexistente, na quarta-feira, disse o Palácio de Buckingham em comunicado nesta quinta-feira. 

O duque de Edimburgo foi internado a 16 de Fevereiro depois de se ter sentido mal, para receber tratamento a uma infecção não especificada, mas que não estaria relacionada com a covid-19. Na segunda-feira, foi transferido para um hospital no centro de Londres, com a intenção de fazer exames ao coração e continuar a ser tratado a uma infecção, justificou na altura Buckingham.

“O duque de Edimburgo foi ontem submetido a um bem-sucedido procedimento a uma doença cardíaca preexistente no Hospital St Bartholomew”, disse o palácio, usando o título formal de Filipe. “Sua Alteza Real permanecerá no hospital para tratamento, descanso e recuperação por vários dias”, acrescentou o comunicado.

Desde que deu entrada no hospital que a rainha, de 94 anos, ainda não o visitou, permanecendo no castelo de Windsor, a oeste de Londres, onde o casal esteve durante a pandemia do coronavírus. Na semana passada, Isabel II continuou a cumprir as suas obrigações oficiais por vídeo. A rainha e o marido já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, assim como Carlos, o primeiro na linha de sucessão, e a mulher Camila.

Filipe, nascido na Grécia e que completará 100 anos em Junho, já precisou de tratamento hospitalar várias vezes na última década devido à recorrência de uma infecção na bexiga. No Natal de 2011, foi operado para limpar uma artéria do coração que estava bloqueada, depois de ter sido levado com urgência para o hospital com dores no peito.

Sugerir correcção
Comentar