Edite Estrela coordena trabalho sobre vacinação no Parlamento

Deputados da lista de prioritários já receberam a primeira dose da vacina.

Foto
Deputada Edite Estrela (PS) Miguel Manso

A vice-presidente da Assembleia da República e deputada do PS Edite Estrela vai coordenar o trabalho do Parlamento para a vacinação contra a covid-19, numa altura em que estão vacinados “menos de 30 deputados”.

O nome de Edite Estrela começou por ser anunciado para a presidência do grupo de trabalho parlamentar para a vacinação contra a covid-19, que o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, tinha admitido, mas a informação foi entretanto corrigida. “Em relação à informação prestada na sequência da conferência de líderes de hoje, relativamente à vacinação na Assembleia da República, solicita-nos a senhora deputada Maria da Luz Rosinha a precisão de que a senhora vice-presidente da Assembleia da República Edite Estrela articulará directamente com o senhor secretário-geral da Assembleia da República e com os diversos grupos parlamentares – e, naturalmente, com os responsáveis pelo plano de vacinação –, não estando prevista a constituição de um grupo de trabalho para o efeito”, informaram os serviços do Parlamento.

De acordo com a porta-voz da conferência de líderes, na fase inicial deste processo, “após solicitação do primeiro-ministro [António Costa], os diferentes grupos parlamentares responderam dando conta dos deputados que constavam no grupo” de prioritários a vacinar em função dos lugares que ocupavam.

De uma lista inicial de 56 nomes, foram então vacinados “menos de 30" contra a covid-19, entre os quais o presidente da Assembleia da República e a “vice” Edite Estrela.

“Neste momento, os deputados que deveriam ser vacinados prioritariamente já o foram. O grupo de trabalho vai agora apurar se mais deputados pretendem ser vacinados e, também, estabelecer um quadro de vacinação em relação aos funcionários”, adiantou Maria da Luz Rosinha.

No caso dos funcionários, o grupo de trabalho procederá a uma análise com as respectivas chefias para que haja uma garantia de funcionamento da Assembleia da República na actual conjuntura de epidemia de covid-19.

A vacinação contra a covid-19 em Portugal começou em 27 de Dezembro, abrangendo primeiro profissionais de saúde envolvidos na resposta a esta doença, e estendendo-se depois a profissionais e residentes em lares de idosos e unidades de cuidados continuados.

Em 25 de Janeiro, um dia depois das eleições presidenciais, foi divulgado que os titulares de órgãos de soberania iriam começar a ser vacinados em breve, incluídos nos serviços críticos, e que o primeiro-ministro tinha elaborado um despacho solicitando a cada órgão de soberania que estabelecesse as suas prioridades para a vacinação.

* Notícia corrigida às 14h30 com a informação disponibilizada pelos serviços da AR.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários