Está a circular mensagem de SMS fraudulenta com aviso de encomenda retida na alfândega

Autoridade Tributária e Aduaneira esclarece que mensagem de telemóvel é falsa.

Foto
A mensagem de telemóvel que está a circular hoje não é da autoria da AT Daniel Rocha

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vai emitir um alerta de segurança a avisar os cidadãos de que está a circular uma mensagem de te​​lemóvel fraudulenta na qual se refere que há uma suposta encomenda retida num centro aduaneiro. A mensagem é falsa, pelo que o link incluído no texto deve ser ignorado.

A mensagem de SMS (de short message service) tem estado a circular durante o dia desta sexta-feira. Segundo casos verificados pelo PÚBLICO, a mensagem tem no remetente o nome “SMSInfo” e refere, sem acentuação nem cê cedilhado, o seguinte: “A sua entrega esta retida no nosso centro aduaneiro. Por favor resolva a falta de pagamento das taxas de importação aqui: [link]”.

Embora a mensagem não refira que é enviada em nome da AT, a linguagem usada procura fazer crer que assim é. Contactado pelo PÚBLICO, o Ministério das Finanças disse que a Autoridade Tributária e Aduaneira se prepara para emitir um aviso no Portal das Finanças e nas suas redes sociais, confirmando que a mensagem por SMS em causa não é da autoria AT.

A mensagem aparenta ser uma tentativa de phishing, uma técnica em que os atacantes informáticos procuram que o destinatário da mensagem aceda ao link indicado, com o objectivo de a vítima fornecer dados pessoais nessa página.

Ainda em Novembro, a AT emitiu um aviso de segurança ​​​​ao dar conta de que alguns contribuintes tinham recebido emails “supostamente provenientes do endereço info@portaldasfinancas.pt” nas quais também era pedido que carregassem num link que remetia a uma página maliciosa.

Num folheto sobre segurança informática publicado no Portal das Finanças, a AT recomenda que os contribuintes apaguem as mensagens de email “de origem desconhecida ou de conteúdo duvidoso” e que, em caso de dúvida, não respondam, não cliquem em links, nem descarreguem ou abram ficheiros. As credenciais de acesso ao Portal das Finanças também não devem ser divulgadas ou fornecidas.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários