Hong Kong: empresário pró-democracia Jimmy Lai foi preso quando já estava preso

Acusado de ter ajudado a fugir 12 membros do movimento pró-democracia que tentaram chegar por mar a Taiwan, pode ser condenado a prisão perpétua. Já estava acusado de fraude.

Foto
Jimmy Lai Reuters

Na terça-feira à noite, funcionários entraram na cela da prisão de alta segurança de Hong Kong onde o empresário pró-democracia Jimmy Lai está detido, para lhe darem voz de prisão. O dono do jornal Apple Daily foi preso sob a acusação de violação da lei de Segurança Nacional quando estava preso por suspeita de fraude.

No início de Dezembro do ano passado, Lai foi detido sob a acusação de ter usado informações falsas para o contrato de leasing do edifício público onde funciona o Apple Daily. A nova acusação é mais grave, e arrisca prisão perpétua se for condenado. 

Lai é suspeito de ter ajudado 12 membros do movimento pró-democracia que, em Agosto do ano passado, saíram de Hong Kong por mar em direcção a Taiwan, onde pretendiam refugiar-se. Foram detidos e o nome de Jimmy Lai surgiu no processo de um deles, Andy Li. Lai foi acusado de conspirar com forças estrangeiras e de crimes contra a segurança nacional.

A guarda costeira chinesa capturou os 12 fugitivos, que estão detidos na China continental, acusando dez deles por crimes como travessia ilegal de fronteira e outras causações que podem valer entre sete meses e três anos de prisão; os outros dois, por serem menores, foram levados para Hong Kong. 

Jimmy Lai foi preso pela primeira vez em Agosto, numa operação em que 200 polícias entraram na redacção do Apple Daily, conhecido pela sua linha editorial crítica da China e favorável à manutenção do estatudo de semi-autonomia de Hong Kong, que era garantida pelo acordo de transição do território da tutela do Reino Unido para a soberania chinesa.

Os críticos consideram que as acusações contra Jimmy Lai visam esmagar a dissidência e erodir as liberdades no centro financeiro asiático.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários