Hong Kong, o “rinoceronte cinzento” que assusta o colosso chinês

É um conflito sem saída. Enquanto os jovens de Hong Kong recusam a integração na China, Pequim encara os protestos como uma ameaça à segurança e à unidade do país.

Reserve as sextas-feiras para ler a newsletter de Jorge Almeida Fernandes sobre o mundo que não compreendemos.

Falar do grande movimento dos “dois milhões de jovens” em Hong Kong obriga a começar pela China. A China é grande e transformou-se numa potência mundial que irradia a sua influência em quase todo o planeta. Mas, como todas as potências, tem um ponto fraco: hoje, mais do que o “inimigo externo”, são os “súbditos” o que mais preocupa Pequim. E, em primeiro lugar, os jovens de Hong Kong. Pequim teme o contágio das ideias e, sobretudo, a crescente resistência ao controlo do território por Pequim. Palavras de ordem como “Libertai Hong Kong da colonização chinesa” enervam Pequim. Está instalada uma dramática prova de força e não se vislumbra uma saída.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários