“Crianças Caritas”: quando foi Portugal a ajudar a Áustria

A Áustria ofereceu-se para acolher doentes de covid-19 de Portugal, para ajudar o país a lidar com a pandemia. No passado, os papéis estiveram invertidos, quando Portugal acolheu milhares de crianças austríacas a recuperar dos traumas e problemas deixados pela Segunda Guerra Mundial.

Foto
Crianças austríacas à chegada a Portugal/Caritas

A pandemia virou o mundo do avesso e com a 3.ª vaga a atingir Portugal de forma particularmente dura, chegou também a solidariedade de vários países que se mostraram disponíveis para ajudar, caso fosse necessário. A Áustria foi uma dessas nações e, apesar de, até à data, não ter havido indicação de que será acolhida a oferta para transferir alguns doentes graves para aquele país, a disponibilidade mantém-se. Há mais de 70 anos, a situação era inversa. Com o país da Europa central profundamente afectado pelas consequências da Segunda Guerra Mundial, Portugal abriu as portas a crianças austríacas, que para cá vieram passar temporadas junto de famílias portuguesas. Algumas acabaram por ficar. Este ano foi lançado um livro que conta as suas histórias.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar